Por que preciso de um Maestro?

A pergunta que abre esse texto é uma reflexão proposta aos noivos que estão se preparando para a tão sonhada e idealizada cerimônia de casamento, pois se direciona para um daqueles detalhes que acabam se perdendo no turbilhão de escolhas e ideias que costumam envolver o casal. Afinal, por que ter uma pessoa a mais diante do grupo musical?

Não há dúvidas de que a música da cerimônia é um dos itens mais importantes e capazes de tornar o momento ainda mais sublime. Também não é incomum que a própria história do casal traga como elemento importante uma música que simbolize memórias e detalhes afetivos dos dois. A inclusão dessa, ou dessas músicas, na cerimônia está tão intimamente ligada ao sonho do casamento que sua importância não precisa ser ressaltada ou explicada. Porém, a música é uma arte efêmera, abstrata e imediata. Mais do que sonhar o que o casal quer para o momento especial é preciso ter garantido que a execução daquele sonho se dê da melhor forma possível, sem imprevistos ou sobressaltos. Pois é por aqui que a pergunta inicial começa a ser respondida.

A execução musical pressupõe uma série de detalhes que acabam se escondendo no momento ao vivo. O domínio técnico dos instrumentistas e cantores, a escolha da natureza do grupo musical (quantidade, tipo de instrumentos etc.) e, especialmente, a escolha do repertório são itens que podem ser bem observados e testados pelos noivos antes da cerimônia. Mas outros itens não menos importantes acabam se tornando reais apenas quando a noiva e o noivo estão se dirigindo para o altar acompanhados pelos familiares e amigos. O início e a finalização de cada música, a sincronia entre o que está ocorrendo no altar e o repertório, isso sem falar no caráter mais adequado a ser dado para cada elemento do repertório. Tudo isso fica inteiramente a cargo do Maestro do grupo, sendo as suas escolhas que irão conduzir o grupo musical e permitir que seus integrantes deixem aflorar o máximo de seus talentos.

O que torna a atividade musical tão intensa no momento do casamento é que a cerimônia religiosa é toda envolta em procedimentos que acabam tendo a música como roteiro principal. Os músicos devem estar guiados não só pelas informações musicais que já obtém do repertório como, e principalmente, pelo desenrolar da própria cerimônia. Pois é aqui que a figura do Regente se torna imprescindível, por ser ele o músico que irá liderar a junção entre a execução do repertório e a cerimônia como um todo, sendo o responsável por tornar o sonho em realidade.

Se minutos antes da cerimônia um item da decoração apresentar algum defeito, o mesmo poderá ser substituído ou consertado rapidamente. Indo ao limite do exemplo, mesmo se o tão famoso e importante vestido da noiva apresentar algum pedido de ajuste imediatamente antes de sua entrada na igreja, com rapidez e cuidado, quase tudo pode ser ajustado. Porém, no caso da execução musical esse cenário é um pouco mais complexo. Sendo algo que ocorre totalmente na hora, sem direito a segunda chance, a música é um item que não permite ajustes.

O Maestro é o personagem que terá condição de garantir que tudo ocorrerá no tempo certo, na hora certa e em comum acordo ao andamento da cerimônia. É ele, ou ela, quem irá fazer a comunicação entre o celebrante, a equipe do cerimonial e os protagonistas do momento. Mais do que unificar os sons do grupo musical, o Maestro será quem irá, no momento exato, unificar a cerimônia religiosa com a sua trilha musical.

 Certamente, para quem sonha em ter um casamento inesquecível e perfeito, a presença de um Maestro é indispensável!

Equipe Camerata Benesi

Links úteis: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-significado-dos-gestos-do-maestro-para-a-orquestra/

https://www.infoescola.com/musica/a-arte-da-regencia-e-a-postura-do-maestro/


Um comentário sobre “Por que preciso de um Maestro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s