Ave Maria – qual escolher?

O momento da Ave Maria é um dos pontos altos da cerimônia religiosa de um casamento, no qual os noivos trocam as alianças e selam sua união. Por estarem realizando diante de seu universo – familiares e amigos – um gesto tão carregado de simbolismos e carinho, o casal transfere para esse instante a real concretização de seu matrimônio, e vem daí sua importância.

A oração da Ave Maria é um dos textos sacros mais importantes e conhecidos. Sua origem advém do início do cristianismo, quando era chamada de Saudação Angélica. Baseado no episódio bíblico da Anunciação, o texto é repleto de elementos familiares e emotivos para os cristãos. Por isso, foi também um dos mais utilizados pelos grandes músicos, o que resulta em uma série de ótimas opções musicais para os casais de noivos.

Talvez a mais conhecida das composições é a Ava Maria de Gounod, que também é, na verdade, de Bach. O fato é que no século XVII o compositor alemão Johan Sebastian Bach compôs o seu belo Preludio No.1 para cravo (hoje tocado ao piano), peça sobre a qual o francês Charles Gounod elaborou uma incrível linha melódica com o texto da oração dois séculos depois. Nascia assim a mais conhecida e tocada versão da Ave Maria, que consta no vídeo abaixo interpretado pela CAMERATA BENESI e sua solista, a cantora Beatriz Benesi. A escolha dessa Ave Maria garante um misto de beleza e tradição ao seu casamento, o que certamente resultará no momento mais piedoso de toda a cerimônia.

Temos também a reverenciada Ave Maria de Schubert, obra de 1825 cuja origem se deu a partir de outro poema épico, mas que acabou recebendo trechos da oração mariana. Por caminhos diferentes de Bach e Gounod, Franz Schubert nos presenteou com uma versão musical extremamente requintada e sóbria da Ave Maria. A escolha da versão de Schubert irá enobrecer sua cerimônia por ser uma das obras mais elegantes da história da música.

E como não mencionarmos a incrível Ave Maria do italiano Pietro Mascagni, fruto de uma adaptação feita do Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, composta por ele em 1880. Suas características musicais dramáticas e, por óbvio, operísticas, tornam essa obra grandiosa e arrebatadora. Fazendo a bela junção entre tradição e grandiosidade, a escolha dessa Ave Maria se firmará como um momento inesquecível no seu casamento.

Mais uma opção com cantor solista é esta lindíssima versão de Caccini:

Mas se ainda assim o casal continuar na busca por uma opção mais diferenciada de música para esse momento tão especial, por que não nos utilizarmos do que há de mais antigo e rico na música vocal? Temos então a obra prima escrita por Jacob Arcadelt lá no longínquo século XVI. Sua Ave Maria, composta para coro a cappela (sem utilização de instrumentos) tem o poder quase mágico de nos transportar para um outro mundo, espiritualizado e extremamente belo. Essa opção propiciará em sua cerimônia religiosa um momento no qual vocês noivos, e seus convidados, terão a certeza de estarem ouvindo anjos no altar.

(https://www.youtube.com/watch?v=yjAiGMAUQto)

Diante dessas e de tantas outras belíssimas opções de Ave Maria para a sua cerimônia, fica a certeza de que qualquer que seja a escolha do casal será o momento mais sublime de seu evento. Basta se deixar levar pela intuição e emoção do casal e, claro, garantir uma boa execução musical. A CAMERATA BENESI se coloca à disposição para realizar esse sonho!

Equipe Camerata Benesi

Links úteis: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ave_Maria

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ave_Maria_(Bach/Gounod)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ellens_dritter_Gesang


3 comentários sobre “Ave Maria – qual escolher?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s