Como funciona um quarteto de cordas?

O quarteto de cordas é uma formação instrumental composta por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Ganhou notoriedade no início do classicismo, especificamente nas obras do compositor Joseph Haydn, passando por Mozart e Beethoven, e até hoje é bastante utilizada em concertos e eventos.

Em contraste com as grandes orquestras, o quarteto é considerado como uma formação de câmara, ou seja, música para pequenas salas de concerto ou pequenos espaços. Hoje, devido à tecnologia, é possível transportá-lo a espaços maiores, sem perder a sua qualidade.

A grande praticidade do quarteto é que ele funciona como uma redução de uma orquestra. Sua estrutura permite que se extraiam os principais elementos musicais: o primeiro violino normalmente faz a melodia principal (aquela que saímos cantarolando depois da apresentação), o segundo violino e a viola fazem a harmonia (o “recheio”) e o violoncelo faz o baixo, ou seja, dá a sustentação para as demais vozes.  Destacam-se também o timbre (a “cor” do som) brilhante e agradável das cordas e a vasta gama dinâmica (dos sons mais fortes aos mais suaves), que conferem infinitas possibilidades ao grupo.

Junto ao quarteto, é comum agregarem-se outros instrumentos como trompete, voz, piano, flauta, etc. Desta forma, o quarteto oferece a “base” musical e os demais instrumentos farão ora a melodia principal, ora floreios que tornarão a música ainda mais rica e interessante, sem contar com o acréscimo de timbres que este novo integrante irá oferecer.

Por todas essas qualidades, é perfeitamente possível que o quarteto vá além do repertório clássico e incorpore o popular. Essa adaptação é bastante interessante, pois permite que o ouvinte logo se identifique com aquela música que ele já conhece, porém, revestida de uma sofisticação, uma elegância. Por isso, o quarteto é tão utilizado nos casamentos atuais e eventos comemorativos.

Assim, podemos afirmar que o quarteto de cordas é um conjunto bastante versátil, que atende a diversos gostos em diversas ocasiões.

Equipe Camerata Benesi

Link útil: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quarteto_de_cordas


Um comentário sobre “Como funciona um quarteto de cordas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s