Música da cerimônia – quantas são?

A cerimônia de um casamento é sempre o momento mais aguardado desse dia. Por mais que seja na festa que os noivos conseguem receber e aproveitar melhor a presença de todos os convidados, é na cerimônia que a antecede onde encontramos os momentos mais icônicos de um casamento, tais como a entrada da noiva, o momento do SIM e a troca das alianças.

Esses momentos são carregados de emoções e alegrias, mas experimente imaginá-los sem música? A magia toda acaba! Isso porque a trilha sonora de uma cerimônia de casamento é a chave para transformarmos os momentos presentes em sonhos inesquecíveis, que acompanharão a vida do casal para sempre, na memória e nos corações.

Dada a sua importância, as escolhas musicais na preparação de um casamento acabam se tornando fontes de muitas dúvidas e questionamentos aos casais. Talvez a primeira delas é justamente quantas são as músicas de um casamento? E quais os momentos em que elas são necessárias?

Entender um pouco desse assunto e conhecer melhor as respostas dessas perguntas poderá contribuir para que os noivos façam escolhas mais condizentes com o seu próprio gosto e com a ocasião. Para ajudar nesse processo, a equipe da Camerata Benesi preparou um rápido ROTEIRO MUSICAL para o seu casamento:

Lista de músicas para a cerimônia

A primeira questão a ser abordada é que há diferenças nas cerimônias de casamento dentre as religiões. Uma cerimônia católica, por exemplo, apresentará alguns procedimentos distintos de uma cerimônia evangélica. E mesmo dentro do mesmo rito religioso, há escolhas que podem ser feitas pelo casal, ou mesmo pela prática de determinadas igrejas ou templos, que acabam alterando a ordem e a duração das etapas. Ou seja, a cerimônia do casamento é muito ampla e flexível, cada casal irá encontrar a sua própria realidade. Basicamente, podemos pensar em três momentos principais: os cortejos de entrada; o rito; e a saída.

As entradas

Em uma cerimônia católica tradicional, encontraremos no primeiro momento quatro músicas:

Para cada um desses momentos podemos atribuir características musicais inerentes, que podem ou não serem seguidas pelos noivos visto que nada é obrigatório. A entrada dos padrinhos e a entrada do noivo são, em geral, momentos musicais bem livres em termos de estilo, podendo ser obras mais leves e conhecidas, ou até mesmo músicas que de alguma forma contém a história do casal ou tragam lembranças de momentos especiais.

Já a entrada da Noiva é sempre o momento mais aguardado de toda a cerimônia, e por isso reserva-se, normalmente, a obra musical mais impactante. Como, por exemplo, as famosas Marchas Nupciais que tão bem conhecemos. Destaca-se também, que nesse momento da cerimônia encontramos quase nenhuma diferença caso estejamos em um casamento evangélico.

O rito

Na sessão central da cerimônia, o rito propriamente, é onde encontramos as maiores diferenças. No casamento católico, temos, basicamente:

Porém, essa parte pode ser consideravelmente ampliada caso tenhamos:

  • Entrada da Bíblia
  • Oração da Família
  • Salmo
  • Comunhão

Para cada uma dessas etapas adicionais, teríamos a escolha de mais uma música. Quanto às características destes momentos, destaca-se o costume de cantar a Ave Maria na benção das alianças, na cerimônia católica, e também a bela prática de se reservar alguma obra musical com apelo mais infantil para a entrada da daminha, como por exemplo, alguma obra extraída de histórias da Disney ou algo do gênero. A entrada das crianças acompanhada de uma bela música com caráter mais lúdico, tende a ser um momento inesquecível do casamento.

Caso estejamos em uma cerimonia evangélica, o rito da sessão central é menos rígido. Normalmente o celebrante promove nesse momento um testemunho do enlace, e o casal profere o seu voto matrimonial, sempre acompanhado de belíssimas obras musicais.

Veja aqui mais dicas de repertório

Saídas

Por fim, temos o último momento do casamento, quando o casal recebe o cumprimento dos padrinhos e ocorre a saída, já como marido e mulher. Temos então:

  • O cumprimento dos padrinhos
  • A saída do casal

Em cada um desses momentos finais, o que prevalece nas escolhas musicais são obras que também apelem para a memória afetiva dos noivos e familiares. Na última obra, a saída do casal, costuma-se escolher uma obra mais comemorativa, já preparando os convidados para os festejos seguintes.

Para que possamos chegar a um número e assim responder à pergunta inicial desse texto, recorreremos a uma cerimonia bem tradicional, sem levar em conta os momentos extras que podem acontecer.

Resumindo

Assim, chegamos ao número mínimo de 9 músicas, com as quais podemos organizar uma belíssima cerimônia de casamento estruturada da seguinte forma:

Música para entrada dos Padrinhos

Música para a entrada do Noivo

Música para o cortejo

Música para a entrada da Noiva

Música para a entrada das alianças

Música para a Benção das Alianças

Música para a Assinatura

Música para o cumprimento dos Padrinhos

Música para a Saída

Por fim, nós da Camerata Benesi ressaltamos que independente da religião professada, ou mesmo da quantidade das músicas, o que realmente importa é que o casal escolha uma lista de obras que os agrade e, de alguma forma, traduza o momento que estejam vivenciando. Lembrando que esse será, com certeza, um dos momentos mais importantes de toda a vida do casal.

A equipe da Camerata Benesi se coloca à disposição para auxiliar em todo o processo musical dessa etapa tão especial da vida de todos

Equipe Camerata Benesi

Links úteis: https://revista.icasei.com.br/roteiro-de-casamento/

https://www.casamentos.com.br/artigos/roteiro-da-cerimonia-religiosa–c4922


3 comentários sobre “Música da cerimônia – quantas são?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s