A escolha da música que irá ser tocada ao longo da cerimônia é fundamental para atingir as emoções dos noivos, padrinhos, madrinhas e convidados e é ela que vai ajudar a marcar as lembranças do momento! Porém, essa tarefa muitas vezes é deixada para a última hora, gerando ansiedade e aumentando as chances de frustração ou constrangimento durante a execução.
Para você não se perder mais, confira os 5 piores erros que podem ser cometidos ao elaborar a sua playlist:
1) CONFUNDIR A CERIMÔNIA COM A FESTA
A cerimônia é um momento mais formal, em que os noivos assumem um compromisso diante dos convidados e até mesmo, perante uma entidade religiosa. Colocar músicas muito dançantes pode desmerecer o momento, além de cansar os convidados mais rapidamente.
Pense em um “crescendo” em todo o ritual: primeiro vem o momento mais sério e depois, vai descontraindo aos poucos, até finalmente chegar à pista de dança.
2) COPIAR PLAYLISTS DE OUTRA PESSOA
Na internet existem diversos modelos prontos para você copiar e entregar diretamente para o seu grupo musical, no entanto, essas músicas não terão nada a ver com o perfil do casal.
Use as listas como inspiração e não tenha preguiça de se debruçar sobre suas preferências! Vai dar um pouco de trabalho, mas no final, a cerimônia vai ter a sua cara.

3) NÃO AVALIAR OS MÚSICOS ANTES DE CONTRATAR
Uma música mal executada pode arruinar o seu casamento. Convidados rindo, noivos constrangidos, padrinhos e madrinhas sem saber o que fazer… Enfim, você não precisa disso, não é?
Assista aos vídeos do grupo, confira o currículo deles, pergunte sobre a sonorização e quem sabe até, peça para algum conhecido mais entendido no assunto para avaliá-los antes de contratar. Não é demais lembrar que “o barato sai caro”, veja:
4) NÃO PRESTAR ATENÇÃO NA LETRA
Mesmo que seja em língua estrangeira, o texto deve se encaixar ao momento, ou seja, transmitir uma mensagem que caiba no contexto. É preciso ficar atento também às entrelinhas, mensagens subliminares. Para exemplificar, existe uma historinha de que uma vez um noivo pediu para entrar com a música “Borbulhas de amor” do Fagner, veja um trecho da letra:
“Quem dera ser um peixe
Para em teu límpido aquário mergulhar
Fazer borbulhas de amor pra te encantar
Passar a noite em claro
Dentro de ti”
Imagina a cara que o pai na noiva faria ao ouvir isso!
5) NÃO FALAR COM O CELEBRANTE PRIMEIRO
Antes de bater o martelo, verifique com o seu celebrante se ele concorda com a sua lista. Dependendo do rigor, principalmente em cerimônias religiosas, ele pode pedir que você substitua uma ou outra.
Também é importante se informar com ele sobre os detalhes do rito. Numa cerimônia católica, por exemplo, pode ter Comunhão, ou não, vai depender da tradição daquele local específico, e você irá precisar de uma música para cada uma destas passagens.
Assim, esperamos que a tarefa de escolher o repertório tenha ficado mais fácil agora, mas, se você tiver outras dúvidas, dê uma olhadinha nos outros posts ou escreva para nós, que iremos ter o enorme prazer em te ajudar!
Equipe Camerata Benesi
2 comentários em “OS 5 PIORES ERROS AO ESCOLHER A MÚSICA DO CASAMENTO”