MÚSICO PROFISSIONAL OU AMADOR?

O duelo entre profissionais e amadores está longe de ser uma exclusividade no mundo da música. Em todas as áreas, é comum acharmos alguém que não tem uma formação específica se aventurando em tarefas que não domina e sabemos quão arriscada pode ser a sua contratação. É só lembrarmos os inúmeros casos dentro do campo da estética, em que muitas pessoas, procurando por um serviço mais barato, arrependeram-se para o resto de suas vidas. No meio musical também existem riscos a serem levados em consideração e, sendo assim, queremos oferecer aqui alguns motivos para se investir em um músico profissional.

Estudo e formação

Como é de se esperar, músicos profissionais investem muito tempo e DINHEIRO em aulas, cursos, masterclasses, materiais, instrumentos, entre outros. Aqueles que levam a sério o seu instrumento não medem esforços para fazer aula com o melhor professor disponível, estão dispostos até a mudar de cidade, se for preciso. E não para por aí: vão buscar festivais nas férias, viajam e até vão estudar no exterior.

Músicos estudando

Em relação à qualidade do instrumento, existe muita diferença entre um violino de R$300,00 e um de R$20.000,00 e sim… você consegue ouvi-la! Muitas vezes acreditamos que, por não sermos entendidos no assunto, não fará muita diferença à nossa audição, mas o que acontece é que apenas não sabemos dar o nome, ou seja, identificar exatamente o que nos perturba, mas o incômodo está lá. Você já assistiu a uma novela e julgou que determinado ator era ruim? Pois bem, apesar de não dominarmos os termos técnicos para apontar as falhas dele, sabemos que algo não vai bem.

Disciplina

A disciplina entre os dois polos também se distancia e muito. Enquanto o amador pratica o seu instrumento somente quando tem inspiração, ou nas horas vagas, o profissional precisa encontrar essa motivação todos os dias, por horas a fio. Pianistas costumam estudar cerca de 6 horas por dia, você acredita? E estão fazendo isso desde os seus 4 ou 5 anos de idade!

Não importam quais sejam as dificuldades, o músico de verdade busca sempre a perfeição artística, por meio de muita técnica e boas doses de sofrimento. Assim como as ginastas olímpicas, os músicos só tem uma chance de acertar o salto, não dá para voltar no tempo e repetir aquela determinada passagem. Para isso, ele precisa estar condicionado a fazer somente o correto e não apostar na sorte.

Músicos amadores x músicos profissionais

Senso crítico

O músico amador costuma ficar satisfeito com mais facilidade com os seus resultados, pois o nível de exigência não é tão alto e, seu ouvido não está aguçado o suficiente para perceber as falhas. Assim, pequenas desafinações, sons inconsistentes, alterações no andamento, entre tantos outros problemas que podem ocorrer, passam desapercebidos.

Ao se investir em um músico profissional, ele será incansável (até chato, para falar a verdade) em sua busca pela perfeição. Não se assuste se, depois de uma belíssima e emocionante apresentação, o solista não estiver muito contente porque uma passagem de 2 segundos não saiu exatamente como ele havia ensaiado… Isso é mais comum do que se imagina!

E a contratação?

Bom, e de que maneira tudo isso impacta a contratação que você quer fazer para o seu evento?

Primeiro, precisamos nos lembrar de que teremos vários convidados e queremos um ambiente agradável para todos. Pois bem, você já ouviu um cantor desafinando e sentiu aquela vergonha alheia? Além de expor os contratantes, o público também fica bastante desconfortável nessa situação, prejudicando a experiência daquele dia como um todo. Sem contar que alguns irão até rir…

Segundo, investir em um músico profissional pode sair um pouco mais caro, mas ele trará tranquilidade para os donos da festa. Saber que podem contar com ele para ajudar a escolher o repertório adequado e saber que ele dirá não para ideias impraticáveis é uma segurança que não tem preço. Desconfie daquele profissional que promete mundos e fundos sem nenhuma restrição.

Existe ainda uma questão bastante relevante no tocante aos eventos: a sonorização. Um bom artista certamente tem a exigência de uma equipe técnica à sua altura. Microfonias, ruídos ou som desequilibrado podem prejudicar a nossa percepção da performance e acabar com a reputação do grupo. Dessa forma, nada de querer gastar com o músico e ficar chorando por uma sonorização mais barata, caso sejam contratos separados.

Como avaliar

A essa altura, já estamos convencidos de que investir em um músico profissional é essencial para o sucesso do nosso evento. No entanto, ainda resta a dúvida sobre como avaliar a sua qualidade. Elencamos aqui, então, algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

° Um bom currículo vale muito. Procure saber em quais escolas o instrumentista ou cantor estudou e de quais apresentações já participou.

° Procure a opinião de conhecidos seus que sejam mais entendidos no assunto.

° Avalie a habilidade com línguas estrangeiras dos cantores. Esse é um ponto que pega!!! O estudo de línguas estrangeiras faz parte da formação dos cantores e ele não deve ter problemas com o francês, italiano, espanhol, alemão e, sobretudo, com o INGLÊS! É muito decepcionante ouvir uma canção tão emocionante, tão conhecida, com aquele inglês macarrônico.

° Assista a vários vídeos do grupo. Preste atenção se a qualidade se mantém consistente em todos eles ou não. Hoje em dia, com os recursos tecnológicos, é possível fazer várias correções, por isso, procure vídeos em situações diferentes.

Portanto, esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre investir em um músico profissional ou não. Valorize o trabalho dos outros, mas, mais importante ainda, valorize o seu momento! Sua festa só estará completa com um time de profissionais capacitados.

Se você gostou dessas informações e quer saber ainda mais, preencha nosso formulário na página inicial e tenha acesso ao material exclusivo da Camerata Benesi.


Um comentário sobre “MÚSICO PROFISSIONAL OU AMADOR?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s