PAPO DE NOIVO –DICAS PARA O “SEGUNDO” PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DO GRANDE DIA.

Quem é a grande protagonista de uma cerimônia de casamento? Quem tem por direito escolher e decidir todos os detalhes a partir de um único e infalível parâmetro (seu próprio desejo)? Quem tem de assumir a tarefa de colocar em prática da forma mais eficiente possível tudo o que for planejado e sem reclamar muito? Se suas respostas foram: a noiva, a noiva, o noivo. Parabéns! Você entendeu como a coisa funciona. Ainda assim, temos algumas dicas para o noivo que são importantíssimas.

Se não restam dúvidas de que a noiva é a personagem principal do grande dia, tampouco precisamos refletir muito para saber qual o papel do futuro marido nesse enredo. Mas atenção: ser o noivo não é assim tão simples como parece. Alguns cuidados são necessários para que tudo corra bem e de forma prazerosa. Afinal, ele deve ser coadjuvante, não antagonista da sua pretendida.

Noivo e noiva ao lado

Essa escala de importância para o grande dia, tem explicação e faz sentido. Normalmente, é a noiva quem mais idealiza o casamento. Imaginar como deve ser a cerimônia e quantas músicas são, ou ainda, pensar no vestido e na festa, tudo isso por vezes acompanham a vida de algumas meninas. Além de ser inegável o papel de destaque que elas assumem no momento. A entrada mais aguardada é a da noiva, o traje mais comentado, os gestos mais observados, enfim…o casamento é antes de tudo dela.

Por tudo isso, nós noivos somos, com prazer e por direito, o SEGUNDO personagem nessa grande ópera. E acreditem, esse papel não é menos honroso.

Porém, imaginem a encrenca: organizar tudo isso, correr atrás de todos os infinitos itens que compõe um casamento, aguardar e, por vezes, decifrar as vontades da noiva em detalhes que nem ela mesma sabe explicar… a vida de um noivo chega a ser perigosa!  Mas não basta! Além de tudo isso o noivo deve chegar ao grande dia pronto e preparado.

É como se ao final de uma prova olímpica de alta performance em que ele teve que correr, nadar, pular, negociar, decidir, conversar, se reunir, assinar…ufa…ainda tivesse que cruzar a linha de chegada de terno, gravata e com as unhas bem cortadas. Pensa que é fácil? Mas vai por mim: vale a pena!!! Por isso, temos algumas dicas para o noivo não se esquecer de nada e fazer bonito a parte que lhe cabe desse lindo sonho!

1) O traje

O vestido da noiva é o “item” da cerimônia que mais olhares irá atrair. Só há um perigo disso ser revertido: o traje do noivo estar todo errado. Isso é o que poderíamos chamar de um erro imperdoável em um momento impensável. Mas calma, essa proeza não é tão fácil de ser alcançada. No geral, a roupa do noivo é bem mais simples de ser escolhida. As opções não são tão infinitas como no caso dela, e mesmo a locação do traje (procedimento mais comum) também não exigirá tanta pesquisa e investimento.

No entanto, alguns cuidados devem ser observados. Em especial quanto à tendência do momento. O noivo não precisa estar totalmente “na moda” para fazer bonito. Essa é uma das opções em que o clássico sempre prevalecerá. Mas vale a pena saber o que está sendo mais usado para não correr o risco de estar bem vestido…para o casamento do seu avô. Só vale renunciar à tendência atual caso ele tenha o seu estilo próprio. Nesses casos, o problema já nasceu resolvido, pois sendo dono de um estilo de se vestir próprio, o noivo saberá como se resolver.

Trajes de noivo

Para os demais casos, vale estar atento às dicas principais, como a cor do terno, por exemplo. Não é uma regra, mas, normalmente, os tons mais claros como bege, caramelo, azul e cinza claro são os eleitos para casamentos diurnos, tanto em espaços fechados, como ao ar livre. Já para casamentos noturnos, o cinza, o azul marinho e até o preto são os mais pedidos. Mas se o homem quiser usar cores escuras de dia também pode! O principal é optar por um traje bem feito e de qualidade.

2) Preparação para o dia

Até nesse quesito as mulheres são mais bem amparadas, afinal, existe o dia da noiva e toda uma cadeia de preparação já pré-estabelecida. Com os “noivinhos”, a situação é menos clara. A oferta de serviços, cuidados e dicas para o noivo vem aumentando aos poucos. Inclusive hotéis e salões que se especializaram nesse suporte. Porém, como sempre, ainda temos a falta de uma tradição quanto a isso. E é nesse ponto que mora o perigo.

O noivo deve chegar na cerimônia bem arrumado e calmo. Para isso não deve se perder na correria do dia, tendo que ir atrás do “rapaz do buffet que ficou com a chave do espaço que deveria estar na mão do decorador, mas que na última hora esqueceu de passar para a equipe do cerimonial”. Sim, imprevistos irão ocorrer, mas se tudo estiver bem organizado e na mão de bons fornecedores, essa é a hora de confiar neles. A palavra é delegar!

duas imagens de noivo beijando a noiva

Em substituição a esses estresses todo, o noivo deve cuidar de sua alimentação, para não chegar na cerimonia se sentindo mal; deve evitar qualquer tipo de excessos, especialmente com álcool…deixa que na festa a gente compensa. E não relaxar com a aparência. Nada deve ser improvisado. Por mais que você saiba (?) que ninguém faz a sua barba tão bem quanto você…nesse dia deve ter a ajuda de um bom profissional. Cabelos, pele, dentes (sim, eles também), tudo na mais perfeita ordem. Vai por mim…sua futura esposa vai te scanear lá mesmo no altar.

3) Curta todo o processo

Isso vale desde a primeira decisão na organização do evento até a volta da lua de mel.Sim, será um período de correria, passará tudo voando e, em alguns momentos, a canseira será tão grande que você até se esquecerá de tudo que está envolvido. Porém, a principal dica para o noivo é que não desperdice nenhum momento de toda essa etapa.

Aproveite cada minuto em que você e sua noiva estiverem completamente absortos em tentar resolver qual o melhor tamanho do vaso que deve estar em cima das mesas da decoração. Ou se irão optar por uma orquestra e coral ou um quarteto de cordas na cerimônia religiosa. Ou se colocarão aquele primo querido como padrinho do civil ou do religioso. Ou ainda, se servirão pro-seco ou lambrusco na festa.  Tudo isso ficará na memória do casal, e quanto mais intensa e real for a sua participação nessas escolhas, mais doces serão as lembranças.

três imagens de noivos. A primeira com um buquê, a segunda de mãos dadas e a terceira com o rosto colado um ao outro.

Com todas essas dicas para os noivos, ficará mais fácil de passar por todo o processo e devemos ter em mente que a realização do sonho do casal será lembrada para sempre. Para que todos esses momentos sejam partes de um mosaico grandioso repleto de muita felicidade e amor, é preciso que você esteja de corpo e alma em cada uma dessas peças.

Agora, vamos arregaçar as mangas e ficar por dentro de tudo? Leia os nossos posts aqui no blog!

Equipe Camerata Benesi


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s