Devo cantar no meu casamento?

O dia do casamento é um palco de grandes emoções. Se normalmente já provoca muitas lágrimas, imagine quando a noiva entra cantando? Ou quando o noivo resolve fazer uma surpresa e canta a música dos dois? Pois é, por isso mesmo que muitos casais ficam na dúvida durante os preparativos se devem encarar o desafio ou não. Mesmo que já tenham talento para a música, a decisão depende muito mais de outras questões, principalmente as emocionais.

Encarar o público, num dos dias mais importantes de nossas vidas, certamente será uma tarefa que exigirá muita preparação. Assim, veja algumas considerações que devem ser feitas antes de fazer essa escolha:

1) Aptidão  musical

Claro, a escolha deve começar por aqui! É preciso estar familiarizado com a música, ter segurança na sua própria voz e de que conseguirá pegar o tom com facilidade. Vale a pena investir em aulas de canto para adquirir tais competências. Confie na avaliação do seu professor, ele é quem vai poder julgar melhor se você está preparado(a) para o momento.

Outra dica que pode ajudar bastante é combinar com os músicos de eles tocarem uma introdução com um trechinho da melodia. Dessa forma, o intérprete ganha tempo para se preparar e não ficar com dúvidas na hora da entrada. Colocar um coral cantando ao fundo também dará um suporte imenso.

→ confira como fizeram os noivos Thaila Ayala e Renato Góes

2) Familiaridade com o público

Se os noivos já estão acostumados a lidar com o público, seja falando, dando palestras ou aulas, é um ponto positivo no balanço. Por mais que nos preparemos, fazer qualquer coisa com plateia pode tirar nosso chão. Mesmo músicos bastante treinados costumam não conseguir entregar tudo aquilo que são capazes de fazer em casa, na sua sala de estudos. É comum falar que se pratica 200% para apresentar 100%.

Testar a sua voz em público é um ótimo termômetro. Procure fazer isso algumas vezes antes do dia do casamento. Verifique seu grau de controle e como consegue administrar a voz, pois lembre-se de que na música, não há segunda chance! E, principalmente, confirme se gosta da experiência ou não.

Tentar forçar algo que não é a sua praia não faz sentido nesse dia! A comemoração deve ter a personalidade do casal e não, aparentar uma outra coisa. Essa deve ser uma ocasião para festejar, para celebrar o amor, e não é preciso demonstrar esse sentimento fazendo qualquer coisa que lhe deixe desconfortável.

3) Trajes

Muitos vestidos de noiva são bem apertados! Especialmente os modelos tomara que caia. Somado ao nervosismo, isso dificulta a respiração e pode deixar o som bastante ofegante. Sabe quando o cantor não consegue completar a frase e acaba inspirando no lugar errado?

Os coletes e gravatas dos noivos também podem trazer esse desconforto. Para driblar essa questão, nada melhor que testar, testar e testar! Coloque uma roupa apertada e sinta a diferença. Está te atrapalhando muito ou não?

Apenas para contar uma historieta: eu (Beatriz) e meu marido (Rafael) resolvemos surpreender os convidados fazendo um dueto na nossa festa, no lugar da tradicional dança dos noivos. Ninguém estava sabendo de nada e todos ficaram muito emocionados ao ver e ouvir-nos num duo de voz e violão, interpretando “Folle è bem che si crede” de Merula. Nós havíamos ensaiado bastante e, claro, como faz parte da nossa profissão, já estávamos acostumados com a situação. Porém, o elemento surpresa foi justamente… o vestido! Muito, muito apertado! Era um tomara que caia com uma estrutura que parecia da NASA! Enfim, consegui administrar, mas foi tenso. Portanto, não desconsidere esse item!

4) Emoção

“Quantos sentimentos eu consigo aguentar”? A própria cerimônia em si e a festa já são situações muito especiais e nem todo mundo quer uma montanha russa de emoções no dia D. Vai depender do perfil de cada um.

Qual o sentido de cantar no meu casamento? Essa investigação deve ser feita somente pelos noivos, de preferência, sem opiniões alheias.

5) Nível de preocupação

Se os noivos confiam em toda a equipe contratada, podem ficar mais sossegados e relaxados para curtir o dia e até mesmo, cantar ou tocar uma música para os familiares e amigos. Procure o suporte do cerimonial, explique como será feita a surpresa e faça um checklist do que será necessário.

É bom ter uns cinco minutinhos a sós para tomar uma água, aquecer a voz (isso é importante!!!) e poder se concentrar. Quando a noiva entra cantando, é bem mais fácil de fazer essa preparação, uma vez que ela ainda não apareceu e está sendo paparicada por todos. Procure ter pessoas ao seu redor que te deixem mais calma(o) e quem sabe até, seu professor de canto para ajudar nos vocalizes. É melhor pecar por excesso do que por falta de zelo, não é mesmo?

6) “O que meu dia ganha com isso”?

O impacto causado nos convidados é enorme: uma noiva cantando gera muita comoção em todos os presentes. Certamente a cerimônia fica mais personalizada e mais marcante. Será uma lembrança e tanto para o vídeo ou álbum de casamento, além de uma linda homenagem ao cônjuge.

Para se ter uma boa noção de como será a reação das pessoas diante da performance, é interessante pensar no dia como um todo. Os noivos interpretando uma canção será o ponto alto de toda a comemoração? Será apenas mais uma das inúmeras atrações? Todas essas reflexões dependem do clima que o evento terá e de quanto os noivos querem jogar luz para a apresentação. E, o mais importante de tudo, de que estejam confiantes com essa escolha.

Noiva cantando no casamento

Portanto, vimos que existem muitas variáveis envolvidas na questão: noiva ou o noivo cantando no próprio casamento. Avalie todos os prós e contras dessa opção e tenha confiança de que sua festa será um sucesso!

Depois, conte para a gente como foi aqui nos comentários!

Para conferir mais dicas sobre a música do seu casamento, confira nossos posts aqui.

Equipe Camerata Benesi


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s