Separamos algumas músicas do repertório sacro que podem ser ouvidas durante o período da Páscoa. Confira:
QUINTA-FEIRA SANTA
DOMINE TU MIHI LAVAS PEDES – JOSÉ MAURICIO NUNES GARCIA
Moteto escrito pelo Padre e compositor do período Colonial Brasileiro José Mauricio Nunes Garcia na virada entre os séculos XVIII e XIX. Seu texto remete à quinta-feira Santa, do calendário Litúrgico Católico, quando ocorre à cerimonia conhecida como o Lava Pés.
SEXTA-FEIRA SANTA
MISERERE – ALEGRI
Também conhecido como Miserere mei, Deus (em latim: “Tende misericórdia de mim, Deus”) é uma versão musical do Salmo 51 feita pelo compositor italiano Gregorio Allegri, durante o papado de Urbano VIII, no ano de 1630. Era executado na Capela Sistina durante as matinas da sexta-feira da Semana Santa.
SÁBADO SANTO
HALLELUIA – HANDEL
O famosos Aleluia escrito pelo compositor barroco Handel na Páscoa de 1742 tem sua segunda parte dedicada à trechos da Paixão de Cristo. Seu quadragésimo segundo movimento (42) justamente o que encerra a parte dedicada a este tempo religioso, culmina com uma das obras mais conhecidas de todo o tempo, onde o coro canta exultante “Aleluia”.
DOMINGO DE PÁSCOA
ORATÓRIO DE PÁSCOA DE JOHANN SEBASTIAN BACH.
O Oratório da Páscoa (em alemão: Oster-Oratório), BWV 249, é um oratório de Johann Sebastian Bach, começando por Kommt, eilet und laufet (“Venha, apresse-se e corra”). Bach o compôs na cidade de Leipzig e apresentou-o pela primeira vez em 1 de abril de 1725.
Equipe Camerata Benesi